Fazer combinação de cores exige bom-senso e um pouquinho de técnica. Para isso, é preciso entender sua características:
Para facilitar o entendimento, as cores foram colocadas lado a lado em um círculo, de acordo com suas tonalidades, formando o círculo cromático. A partir do círculo, é possível visualizar quais cores combinam melhor e são mais agradáveis ao nosso olhar. Quando é detectada uma combinação agradável a partir de cores puras, são chamadas de harmonias.
Características das cores
As cores primárias são o vermelho, amarelo e azul. Há ainda cores secundárias e terciárias, que são variações de tons e desdobramentos das cores primárias.
O círculo cromático também é dividido em cores quentes e cores frias. Entre as quentes estão os vermelhos, amarelos, laranjas, rosas. As cores quentes chamam a atenção e aproximam o olhar. Azuis, verdes, roxos são cores frias, são mais sóbrias, e permitem combinações cheias de elegância.
Branco, preto e cinza são consideradas cores neutras. Logo, podem servir como base para diferentes combinações.
Combinação de cores
Conheça alguns tipos de combinação de cores: monocromática, análoga, complementar e tríade.
A combinação monocromática consiste em utilizar variações de tonalidade dentro da mesma cor. É uma combinação fácil e que agrada a muita gente. Pode-se acrescentar a essa combinação um tom de cor neutra, como branco, preto ou cinza. Entretanto, a combinação monocromática não apresenta contraste e não é tão vibrante como uma combinação complementar, por exemplo.
Ao utilizar uma cor primária e outras duas cores “vizinhas”, ou seja, listadas em sequência no círculo cromático, temos a combinação análoga. Uma cor domina a combinação enquanto as coadjuvantes alegram e trazem riqueza para a combinação. Um cuidado é não utilizar muitas cores nesta combinação, pois pode destruir a harmonia. Uma vantagem é que a combinação análoga é tão fácil de criar quanto a combinação monocromática, porém é muito mais bacana. Ainda assim, também como a primeira, não possui cor de contraste. Dica: evite a mistura de cores quentes e frias na mesma harmonia.
Fonte: www.eduk.com.br